Trocar idioma

domingo, 5 de janeiro de 2020

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GRETA THUNBERG

Olá Amigos,

Depois de um merecido descanso para curtir bem as festas de final de ano, estou de volta ao meu BLOG.

Para começar o ano, nada melhor do que escrever sobre a adolescente que mais influência exerce nos destinos do Planeta, Personalidade do Ano da Revista TIME, a sueca Greta Thunberg.

E isso justamente por coincidência, no dia do seu aniversário, comemorado no mundo todo pelos seus milhões de seguidores, jovens que estão replicando as angústias e as justas cobranças de Greta, pelo efetivo controle das mudanças climáticas.

Nunca se falou tanto nas mídias oficiais e extra oficiais, sobre Mudanças Climáticas.  Anualmente milhares de cientistas de todo o mundo escrevem relatórios com previsões de aumento de temperatura e suas consequências para o planeta,  para cada uma das hipóteses levantadas.  A mais importante publicação científica sobre esse assunto  chama-se IPCC- Intergovernmental Panel on Climate Change.

Anualmente, os dados são atualizados, as previsões são refeitas e recalculadas e as conclusões são sempre as mesmas:  a humanidade não tem mais tempo para perder, o "timing" já passou.  O nosso único Planeta já não atende mais a voracidade de bilhões de pessoas consumindo os recursos naturais como se existisse um Plano B, um outro Planeta. Não, não existe. 

Mas a razão pela qual esta adolescente sueca vem brigando é que já não precisamos mais de diagnósticos, nem Conferências do Clima, COP 1, 2 , 3, 4,   20,  25.  Os resultados dessas conferências são sempre os mesmos: os países que mais poluem, os mais industrializados, não aceitam investir maciçamente em energias limpas e renováveis, bem como não deixam de subsidiar com bilhões de dólares a suja indústria de combustíveis fósseis. O poder econômico sempre fala mais alto.

No livro recém escrito pela família Thunberg, cujo título é: NOSSA CASA ESTÁ EM CHAMAS, alguns dados e conclusões merecem ser divulgadas aqui:

"De acordo com um estudo da Universidade de Utah, são necessárias 23,5 toneladas de árvores antigas,dinossauros e dezenas de milhões de anos para que um único Volvo possa percorrer dez quilômetros".  Quando leio isso e vejo dezenas de Pick up estacionadas na garagem do prédio onde moro, deslocando-se na cidade, carregando  4 ton de aço para comprar um pedaço de pão na padaria da esquina, penso em como a grande e esmagadora maioria da população não está nem um pouco preocupada com o meio ambiente.  Que importa se a Austrália está em chamas, literalmente? Ah, isso é na Austrália, do outro lado do mundo!!!  Vamos curtir a virada do ano com 5 dias de festas!!!!

Em outro trecho do livro leio uma citação de Stefan Sundstrom, em que ele diz:

" Passo pelas manchetes de jornais que falam sobre os assassinatos e festas de celebridades, sobre a proibição de pedir esmolas e estratagemas de líderes partidários recém-eleitos. E penso que todos estamos em um carro que está indo de encontro a uma parede montanhosa enquanto brigamos para decidir que música vamos tocar no rádio."  Essa frase me faz lembrar das cenas finais do filme TITANIC, em que os músicos são obrigados a permanecerem tocando para a elite que conseguia acessar os barcos salva vidas, mesmo sabendo que eles também iriam morrer.

Também achei interessante a colocação de Greta quando ela diz: " Nossa ignorância sobre a crise climática e de sustentabilidade tornou-se um dos maiores ativos financeiros do mundo. Essa ignorância é um pré-requisito absoluto para a continuação do crescimento econômico. A ignorância é nossa nova moeda".

E olha só o que disse a vice-primeira-ministra da Suécia, ao encerrar a Almedal Week de 2018.
" Quando olharmos nossos netos nos olhos, no outono da nossa vida, poderemos dizer que lidamos com a ameaça quando a vimos. Ou poderemos dizer a eles que não fizemos nada, mesmo sabendo dela".

E você, avó ou avô, pai ou mãe, tio, o que você vai dizer a seus netos quando os efeitos da crise atingirem o seu quintal??????





Um comentário: