Trocar idioma

sexta-feira, 12 de junho de 2020

CARTA PARA MINHAS NETAS

Salvador, 12 de Junho de 2020.


Às minhas netas Iara e Jade

Minhas queridas,  estou escrevendo esta carta para vocês, a qual tornarei púbica no meu Blog, para que eu possa inspirar outros avós, avôs, pais, mães, tios, sobrinhos e amigos a lutarem por um mundo melhor para vocês duas, e dessa maneira para os milhões de Iara, Jade, Rafael, Lucas, Maria e  José por esse mundo afora.

Vocês nasceram numa época muito feia da humanidade, especialmente na área do meio ambiente.
A natureza não precisa de nós. Ela se recupera e volta a ficar exuberante sem a nossa presença. Aliás, fica bem melhor sem nós, a espécie mais "evoluída"  da cadeia ecológica.

Mas nós, meus amores, precisamos da natureza e não estamos cuidando dela como vocês merecem.  Pelo contrário,  nós estamos destruindo tudo, poluindo, matando, contaminando. Uma coisa horrível e que nos envergonha muito.  

Para piorar a situação, o desequilíbrio ambiental, os constantes ataques aos ecossistemas decorrentes do modo de vida incompatível com os limites do planeta, deram origem  a vírus muito perigosos, como o CONVID 19.  No país onde ele "nasceu", na China, as pessoas comem muitos animais, até mesmo cachorro, escorpião, rato, e tudo o que se mexe.  Somente agora, depois dessa catástrofe mundial, o governo chinês proibiu que se coma cachorro.

E então a natureza reage a tanta agressão. Criou esse bichinho minúsculo, imperceptível a olho nu. E a Terceira Guerra Mundial, que a humanidade levou décadas esperando, temendo, sofrendo, chegou de uma forma silenciosa e totalmente diferente. Nada de armas químicas, biológicas, mísseis, armamento de toda ordem, nada disso.  Os países ricos especialmente os EUA, gastaram e gastam trilhões de dólares para se "protegerem" de  supostos ataques. Dinheiro que poderia estar sendo canalizado para aplacar ou pelo menos reduzir a fome que atingiu mais de 821 milhões de pessoas no mundo em 2019,  segundo dados da ONU.

E sobraria muito dinheiro para fornecer educação de qualidade, saúde pública de qualidade, segurança, cultura, dentre muitas outras coisas.
Só para exemplificar a questão da saúde pública, o mesmo país que gasta trilhões de dólares em "defesa", ou seja, com  a indústria da morte, não possui nenhum sistema de saúde pública, ou qualquer coisa que se pareça com o nosso SUS.  Isso explica a quantidade assombrosa de pessoas que estão morrendo nos EUA por causa da CONVID 19. Neste país se a pessoa não tiver dinheiro ela morre.

Na contramão do que deveria se esperar do pais mais rico do mundo, desde que assumiu o governo, Donald Trump, a versão americana do tupiniquim Bolsonaro no Brasil,  fez drásticos cortes em meio ambiente, cooperação internacional e ajudas contra a pobreza energética. Só nisso ele aumentou os seus gastos bélicos em 39 bilhões de dólares de um ano para o outro.

Então,  esse minúsculo vírus chegou e parou o mundo inteiro. Como Raul Seixa cantou isso na sua música "O DIA EM QUE A TERRA PAROU". Eu sei que você adora as músicas de Raul Seixas, tal como o seu pai.  Só no Brasil, até esta semana,  40.000 pessoas perderam a vida. Jovens, adultos, idosos, não escapa ninguém. E agora estamos todos confinados em nossas casas, dando graças a Deus por termos casa e comida. Sofremos com  os  nossos irmãos que não têm casa, comida, trabalho, nada.

Por isso você Iara, não pode mais ir à praia, brincar nos parques, fazer picnic. E você, apesar de tão pequena, já sabe como se proteger, usa máscara, lava as mãos melhor do que a maioria de nós.
Na semana passada você me deu uma fitinha do Senhor do Bonfim laranja. Então você fez três pedidos e me falou.  O primeiro pedido foi para Bolsonaro ir embora ( XÕ Bolsonaro, como você diz). O segundo pedido foi para o vírus ir embora. ( XÕ CONVID 19!!)  E o terceiro foi: para que todas as crianças do mundo sejam felizes. Sem comentários.

Na sua inocência, Iara, você já sabe que muitas pessoas más sujam as praias, jogam plástico no mar. E sabe também que os peixes, as tartarugas, as baleias e muitos outros seres que vivem no mar engolem esse plástico e morrem ou ficam contaminados e acabam contaminando as pessoas que comem os peixes. Você já tem aulas de meio ambiente na sua escola, e já sabe que não podemos gastar muita água, nem deixar as lâmpadas acesas sem necessidade. 

Outro dia, você disse a sua mãe: vovó sabe tudo do planeta mamãe.  E eu lhe respondi. Não sei tudo querida, mas sei muitas coisas e continuo aprendendo. A vovó nunca vai parar de estudar. Então eu estou lhe ensinando de forma muito lúdica, histórias das pessoas que gostavam muito do planete, fizeram a diferença, como Wangari Mathai, Rachel Carlson, e agora mais recentemente a Greta Thunberg. Contei mais recentemente a história do Parque de Pituaçu, onde você mora. Da janela da sua casa a gente vê quase todo o parque, aquela lagoa linda. Então eu lhe falei que você mora numa floresta dentro da cidade. E você achou isso o máximo!  E contou logo para sua mamãe.

Também lhe contei como a vovó ajudou a preservar as tartarugas marinhas por 20 anos. E você adora essas histórias que são com  " h" mesmo.  Nada de Joãozinho e Maria, Cinderela, etc. Descobri que você adora ouvir essas histórias. Sempre conto a vida de pessoas boas, como a Irmã Dulce, que você gosta muito e sempre me pede para contar e recontar.

E quanto a você Jade, que ainda está na barriga da mamãe, já vai nascer no meio da pandemia. Como fico triste!  Que você venha também para mudar totalmente esse mundo insustentável, injusto e desumano.  

Apesar desse quadro nada bonito, eu tenho muita esperança de que a geração de vocês vai detonar tudo o que está ai e criar um novo modo de viver, muito mais alegre, saudável, justo, simples e bonito.
Existem estudos mostrando que as crianças que estão nascendo agora poderão  viver facilmente e com saúde  até os 100, 110 anos. Então precisamos agir logo, óntem.  Vocês têm direito a conhecer e desfrutar dos serviços ambientais prestados pela Floresta Amazônica, por exemplo. Ela é a maior floresta tropical do planeta, e é responsável pela regulação do clima, do regime de chuvas, dentro e fora do Brasil. Então, meus amores, precisamos estancar as queimadas e a destruição dessa floresta. Estudos recentes mostram que se a matança da floresta continuar no ritmo que vai, em 40 anos não existirá mais uma floresta, e sim uma savana.  Para quem não sabe, Savana é uma região plana cuja vegetação predominante são as plantas gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos ( Wikipedia). Em recente palestra em Porto Alegre, o ex presidente do INPE ( Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), Ricardo Galvão, foi ainda mais pessimista e afirmou que se tudo continuar como está e com tendência a aumentar, o que está acontecendo neste governo, a floresta poderá se tornar uma savana não em 40, mas em 15 anos. Acreditem ou não, meus amores, este homem foi demitido porque falou a verdade, e o presidente não gostou, dizendo que os dados dele não são verdadeiros.

Mas tudo na vida tem pelo menos dois lados, ou cinquenta tons de cinza. Então muitas coisas bonitas e boas estão acontecendo em todo o planeta desde que essa pandemia começou.  Centenas de milhares de pessoas estão ajudando aquelas que estão passando fome, frio e tristeza. Os artistas estão cantando, tocando, atuando pelas mídias para alegrar aqueles que estão em casa, tristes, deprimidos e sem esperança. O que seria de nós sem os artistas???  Até mesmo os animais, cachorros e gatos principalmente, estão sendo cuidados e ajudados por pessoas que amam os animais. Isso que está acontecendo é muito bonito. E a energia do amor é muito poderosa e faz milagres.

Gostaria de escrever uma carta bem alegre, cheia de coisas bonitas e belas, mas para que isso aconteça,  é preciso que você conheçam um pouco de como está o planeta hoje, para que possam transformá-lo num lugar mais digno, para todas as pessoas, e não para poucas,  Assim tudo será muito melhor.

A vovó ama vocês duas, e ama também a natureza, nossa super mãe.







Nenhum comentário:

Postar um comentário