ATIVISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Esta garota de 16 anos se chama Greta Thunberg. Nasceu na Suécia. Desde os 11 anos, após aprender sobre meio ambiente na escola, começou a se preocupar com assuntos ambientais, especialmente as Mudanças Climáticas.
Aos 15 anos, passou a faltar às aulas todas as sextas-feiras, sentando-se no chão em frente ao Parlamento Sueco, segurando um Cartaz de Cartolina protestando contra a falta de ações concretas sobre o aquecimento global.
Ficou o ano inteiro, enfrentando o frio do rigorosíssimo inverno sueco. Durante todo esse tempo, nunca foi convidada a entrar e expor as suas demandas.
Depois de resolvere usar as redes sociais para divulgar o seu solitário trabalho, sua luta viralizou. Hoje o FRIDAYSFORFUTURE já está em mais de 150 países em todo o mundo, inclusive no Brasil. P
Periodicamente ela organiza paralizções durante as sextas-feiras para que os jovens estudantes de todo o mundo protestem contra a falta de ações concretas de governos, parlamentos e empresários com uma questão de tanta importância para o futuro da humanidade. Ela também critica o excesso de Conferências sobre o Clima, Congressos, Acordos, os quais não resultam em nada ou quase nada de efetivo, além de gerarem toneladas de gases do efeito estuga - GEE.
A última paralização, ocorrida no mês de setembro, levou para as ruas centenas de milhares de jovens e adultos preocupados com o aquecimento global. Nos discursos que faz na ONU, nos Parlamentos de diversos países , ela se baseia em dados obtidos de fontes totalmente isentas e confiáveis, como os Relatórios do IPCC.
GRETA, UMA VOZ QUE ACONTECEU PARA ALERTAR O MUNDO DOS PERIGOS DO AQUECIMENTO GLOBAL, causado principalmente pelo uso ainda maciço de combustíveis à base de Carbono, mas também pelas queimadas em florestas. Ela já discursou sobre o número crescente e preocupante das queimadas que vêm acontecendo na região amazônica, mas também em outros Estados como Mato Grosso.
Sandra
ResponderExcluirparabéns pela iniciativa, realmente precisamos nos unir para que nossos netos e demais dependentes tenha condição de vida, atualmente estão depredando tudo e principalmente aqui no nosso país, continuam levando toda a nossa riqueza e para isto acabam com o nosso meio ambiente e promovem o aquecimento da terra.
Quanto ao petróleo é triste, pois o pessoal do IBAMA tentou junto a esse governo editar uma lei que preservaria bem mais o nosso ambiente e foi totalmente rejeitada, pois o negócio é entregar todo nosso potencial para os EUA e de graça.
Vamos defender nosso pensamento, nossa terra e nosso ambiente.
Abraços
Ivaldo